terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Comil lança livro


Comil lança livro sobre a história do ônibus em Erechim
Obra conta a história do município conhecido com a Cidade do Ônibus
Comemorando as realizações de 2011, quando completa 25 anos de atividades, a Comil publica em dezembro o livro A história do Ônibus em Erechim. A obra conta a história do município, conhecido como a Cidade do Ônibus, através do desenvolvimento e crescimento da Comil na região.

“Ao produzir esta publicação, como parte das comemorações dos 25 nos da Comil, queremos também homenagear a cidade e o seu povo trabalhador, que contribuíram para que ela seja conhecida pelo mundo afora como a Cidade do Ônibus”, afirma o presidente do Conselho Administrativo da Comil, Deoclécio Corradi.

Para escrever o livro, foi preciso uma profunda pesquisa sobre quando começaram a ser produzidos os primeiros ônibus na cidade. São poucos os registros já que a cidade está para completar 100 anos de emancipação político-administrativa em 2018. A História do Ônibus em Erechim conta também como começou a Comil Ônibus, que tem sua origem em 1986. O livro é um relato de muitas entrevistas com pessoas que trabalharam na Incasel ou que conheceram e vivenciaram a história desta empresa, entrevistas com funcionários da Comil, pesquisas em jornais locais e livros.

A obra conta a história da empresa até os dias atuais, quando já é considerada uma das principais montadoras de ônibus do Brasil. Com sede em Erechim (RS), produz modelos rodoviários, urbanos, microônibus e especiais que circulam em todo o Brasil e em mais de 30 países. Seu parque fabril, de 40 mil metros quadrados, possui capacidade de produção de aproximadamente 4.000 unidades/ano.

“É com prazer que a COMIL apresenta esta obra, um registro histórico não só da trajetória da empresa, que teve sua semente lançada há mais de 60 anos, mas da evolução de uma cidade, de um segmento econômico”, declara Dairto Corradi, Vice-Presidente do Conselho de Administração.

Escrito pela jornalista e empresária Maria Lúcia Carraro Smaniotto e pelo fotógrafo e publicitário Roberto Hachmann, o livro, que possui 168 páginas, será distribuído para clientes, fornecedores e para a comunidade.
Como parte das comemorações de lançamento do livro, o presidente da Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros –, Renan Chieppe, recebeu o primeiro livro das mãos de Deoclécio no dia 7 de dezembro, na sede em Brasília, durante a reunião anual dos associados (foto).

O lançamento do livro na cidade de Erechim ocorreu em uma sessão solene na Câmara de Vereadores no dia 15 de dezembro, com a entrega do livro ao prefeito Paulo Alfredo Polis. Na ocasião, a comunidade pode conferir em primeira mão o Campione Double Decker, exposto em frente à Câmara da cidade.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário