Modelos receberam novo
painel com display digital e computador de bordo
A Agrale já tem os novos chassis destinados a microônibus e ônibus
médios para atender o Proconve P7, programa de controle de emissões veiculares
que entrará em vigor em janeiro. Os modelos MA 8.7 e MA 15.0 são equipados,
respectivamente, com motorizações Cummins ISF 3.8 e MWM International MaxxForce
4.8 e utilizam o sistema SCR, de redução catalítica seletiva com a injeção em
catalisador do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo).
Pedro Soares, diretor técnico da Agrale, justifica que a tecnologia foi adotada
em razão dos benefícios que proporciona na diminuição de emissões de óxidos de
nitrogênio(NOx) e do consumo de combustível, permitindo que o frotista controle
e gerencie melhor o funcionamento do veículo e a sua manutenção.
“Estamos trabalhando no desenvolvimento da nossa família completa de veículos,
que envolve caminhões, chassis e utilitários, há mais de dois anos. Entre
outras vantagens, o sistema SCR possibilita ao fabricante configurar e
programar a combustão do motor para obter a máxima eficiência, com redução do
material particulado e da fumaça”, explicou o executivo.
“Trabalhamos bastante na definição do melhor posicionamento dos novos
componentes do sistema, na configuração do chassi e na distribuição de peso,
visando ao melhor aproveitamento da carroceria nas aplicações”, salientou
Soares.
O fabricante informa que houve ampliação da eletrônica embarcada, com painel
digital e OBD, sistema de diagnóstico que permite registrar o nível de emissão
de poluentes, diferentes ocorrências no powertrain e falhas, facilitando a
manutenção. O computador de bordo evidencia o consumo instantâneo, médio e por
100 km, além de autonomia e nível de combustível no tanque. Há piloto
automático com programação inteligente e econômica em viagens, e ainda a opção
pelo sistema de rastreamento original de fábrica, que possibilita um melhor
monitoramento da frota.
Chassi MA 8.7
Indicado para operações urbanas em linhas centrais e interurbanas ou
intermunicipais de curta distância, o chassi MA 8.7 promete como principais
diferenciais o menor custo operacional e de aquisição, melhor acessibilidade
aos passageiros e a multifuncionalidade de opções de configuração. Com tamanho
diferenciado e PBT de 8.700 kg, o modelo permite maior agilidade no trânsito que
os ônibus convencionais.
Chassi MA 15.0
Segundo a Agrale, o chassi Agrale MA 15.0 permitem transportar maior número de
passageiros, com mais conforto e segurança do que o micro-ônibus e também
oferece maior agilidade no trânsito urbano que os ônibus convencionais.
Indicado para aplicações urbanas ou intermunicipais de curtas e médias
distâncias, é equipado com motor MWM de 4.8 l, de 190 cv a 2.200 rpm e torque
de 720 Nm. O modelo tem PBT 15.000 kg, distância entre-eixos de 4.300 mm a
5.250 mm e caixa de transmissão Eaton de seis velocidades.
Euro 5
A gaúcha Agrale apresentou nesta quinta-feira, 1º, dois novos chassis
para micro-ônibus e midibus com motorização Euro 5 e pós-tratamento de gases
SCR, dentro dos padrões da legislação Proconve P7, que entra em vigor a partir
de janeiro de 2012 com redução dos limites de emissões de poluentes para
veículos diesel.
Com a nova motorização houve elevação de potência. Com isso o chassi de
micro-ônibus MA 8.5 passou a ser chamado MA 8.7, porque teve a capacidade de
carga aumenta para 8,7 toneladas com o novo motor mais potente Cummins ISF 3.8,
de 152 cv, em substituição ao MWM International Euro 3.
Já o midbus MA 15.0 ganhou a motorização MWM International Maxxforce 4.8 de 190
cv, equipado com novo turbocompressor BorgWarner K16 e também mais potente do
que o motor 4.12 anterior de 185 cv. Nos próximos meses a montadora fará a
apresentação dos demais modelos adaptados às exigências de emissões do P7.
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