Marcopolo projeta encerrar o ano com produção global de 30,2 mil unidades, o que representaria crescimento de 10,5% sobre o volume total de 2010 que foi de 27,5 mil unidades. De acordo com dados divulgados pela empresa na terça-feira, 8, até setembro deste ano sua produção somou 23,2 mil unidades em todo o mundo. Só no terceiro trimestre foram 8,9 mil carrocerias produzidas, 24,6% a mais do que em mesmo período do ano passado. Deste total, o Brasil foi responsável por 5,8 mil unidades.
Em nota, o diretor-geral da Marcopolo, José Rubens de la Rosa, afirma que os pedidos em carteira já programados para o último trimestre de 2011 devem confirmar as expectativas para o ano.
“Cabe ressaltar que os resultados obtidos pela Marcopolo nos últimos anos são fruto de decisões estratégicas que se mostraram assertivas e de um programa de investimentos no montante R$ 330 milhões aplicados em modernização dos equipamentos industriais, no aumento da capacidade instalada e em treinamento e qualificação da mão de obra.”
Para 2012 as perspectivas da empresa são positivas baseadas em fatores que devem aumentar a demanda de ônibus para o mercado brasileiro, como as eleições municipais, o início das aquisições dos ônibus para as linhas BRTs e a ampliação do programa Caminho da Escola, além dos eventos esportivos que o País sediará em 2014 e 2016.
Expansão global
Atualmente, a Marcopolo, com sede em Caxias do Sul, RS, tem dez unidades produtivas em todo o mundo. No Brasil são três, duas em Caxias do Sul e uma no Rio de Janeiro. Na Índia são duas fábricas e uma em cada um dos seguintes países: Argentina, Colômbia, México, Egito e África do Sul. Em 2012 a empresa inicia a produção de carrocerias em sua unidade na China, onde até então fabricava apenas componentes. De lá eles serão exportados para a Rússia e montados sob os chassis Kamaz, com quem a Marcopolo firmou parceria em setembro deste ano.
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